Independentemente do tipo de rotina que cada pessoa leva, contratar um seguro de vida é essencial para quem não gosta de surpresas desagradáveis, considerando que imprevistos acontecem e eles podem trazer grandes consequências às famílias.

Por isso, o ditado popular que destaca a prevenção como o melhor remédio é perfeitamente aplicável ao assunto: imagine só que, por um pequeno acidente de bicicleta, você precise se ausentar do trabalho e, como atua de forma autônoma, acaba não recebendo no período da recuperação?

Evite essa situação! Continue a leitura e conheça 7 mitos sobre seguro de vida. Vamos lá!

1. Seguro de vida é apenas para caso de morte

O primeiro mito é também o mais comum, já que muitas pessoas acreditam que esse tipo de serviço apenas assegura casos de óbito. Na realidade, situações de invalidez, acometimento de doenças graves, internação hospitalar e outras condições delicadas podem ser seguradas.

Cabe enfatizar, inclusive, a importância de se contratar um seguro para dar suporte durante invalidez: contextos como esse comprometem todo o orçamento familiar e poucas pessoas consideram relevante essa cobertura.

2. Há muita demora para receber a indenização

As seguradoras trabalham a partir das informações fornecidas pelo consumidor, além da verificação de veracidade de todos esses elementos no período pré-contratual, ou seja, antes das cláusulas serem estabelecidas.

Esse procedimento é essencial para que haja a devida análise do risco, momento anterior à pactuação das disposições contratuais. Depois de firmado o serviço, e caso ocorra uma eventual necessidade de acioná-lo, a seguradora apenas verifica o ocorrido.

Por isso, não há demora no pagamento da indenização. O que existe, sim, é um pequeno prazo para que a empresa fique a par de toda a situação e, então, libere a indenização conforme o contrato assinado. 

3. Contratar um seguro de vida é caro 

Não existe um valor fixo para a contratação de um seguro de vida. Assim, esse terceiro item é mais um mito que corre entre os consumidores. Na realidade, o seguro de vida é bastante flexível para, justamente, abarcar os mais diferentes perfis de clientes. 

Nesse sentido, é necessário realizar uma análise individual do interessado: se, por exemplo, ele for praticante de esportes radicais, o preço da contratação aumenta, considerando o maior risco.

Em contrapartida, se o contratante se expõe a pouco ou quase nenhum risco, esse valor será menor. O ideal é que cada interessado nesse tipo de serviço busque uma corretora de seguros de qualidade para verificar quanto sairia uma cobertura assim para o seu perfil.

4. Só os herdeiros legais podem ser beneficiários do seguro de vida

O seguro de vida não é considerado uma herança e, por isso, as vantagens desse contrato não precisam ir necessariamente para os herdeiros legais do segurado. O que significa que, se o cliente preferir, ele pode tornar uma instituição de caridade como beneficiária total, pode dividir o valor entre familiares e um amigo específico, bem como pode favorecer uma única pessoa. 

Como já dito, o seguro de vida é pessoal e, por essa razão, cada tipo de contrato terá suas particularidades, inclusive na quantidade e na qualidade dos beneficiários do segurado, a partir de suas próprias escolhas. 

5. Não é possível alterar os beneficiários do seguro

No mesmo sentido, o quinto mito não considera possível mudar os favorecidos do seguro, o que, na prática, não acontece! Por sua característica flexível, o contrato pode, sim, ser alterado, inclusive no que se refere aos privilegiados pelo seguro. 

Por isso, em caso de matrimônio ou divórcio, por exemplo, o cônjuge pode ser adicionado ou retirado do rol de escolhidos. Essa mudança também acontece em caso de falecimento de beneficiário, ou seja, o valor da indenização não é perdido por conta de eventual morte de quem receberia o seguro. 

Basta contatar a seguradora e solicitar essa alteração. Caso seja necessário apresentar novos documentos, assinar outras vias ou comparecer pessoalmente à agência, a seguradora fornecerá todas as instruções. Lembre-se, sempre, de buscar informações diretamente com a empresa, justamente para não cair nos mitos sobre seguro de vida existentes no mercado.

6. O seguro de vida não pode ser cancelado

Os contratos estabelecidos não são perpétuos e, por conta dessa característica, podem ser modificados a qualquer momento. Por isso, é um grande mito mencionar que o seguro de vida não pode ser cessado. 

Assim, é possível ao segurado solicitar o cancelamento de seu contrato e receber uma quantia proporcional ao período pago, mas somente em caso de contratação de um seguro resgatável, valendo lembrar que esse valor tende a ser maior, quanto mais tempo tiver a vigência da apólice.

7. Pessoas acometidas por alguma doença não podem contratar o seguro de vida

O sétimo e último mito também é muito presente entre a população. Como mencionado, os seguros de vida são estabelecidos a partir das características pessoais de cada cliente, e, por isso, cabe à seguradora analisar os casos específicos para, então, determinar ou não a realização do contrato. 

O pretendente ao seguro deve passar por um diagnóstico, assim a aceitação da instituição fica condicionada a essa avaliação. Porém, é necessário lembrar que essa situação pode influenciar o preço a ser pago na cobertura e, também, em condições contratuais. 

Apenas uma atitude não pode ser tomada nesse contexto: acreditar que, por conta de qualquer situação de saúde, se torna impossível a contratação de um seguro de vida. Como visto, cada caso enseja um tipo de contrato, o que significa que o interessado nesse tipo de serviço deve buscar uma corretora de seguros e solicitar mais informações.

São diversos os mitos sobre seguro de vida que circulam nas redes e, também, no imaginário das pessoas. Por isso, a melhor maneira de combater essas inverdades é, justamente, a busca por mais dados. Sabendo que essa cobertura é flexível e sobre a sua possibilidade de adaptação a cada perfil de consumidor, torna-se muito simples a contratação dela. Contate uma corretora de seguros responsável e não se arrependa!

Você já conhecia os 7 mitos sobre seguro de vida apresentados no nosso artigo? Interessante, não? Se quiser saber mais sobre assuntos como este, assine a newsletter e receba ótimas dicas em primeira mão!

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.