Fazer investimentos é fundamental para realizar grandes sonhos, como uma viagem para o exterior, a compra de um carro ou de um apartamento. Ter esse hábito também garante que você construa uma boa reserva financeira para casos de necessidade, como uma demissão inesperada. O melhor de tudo é que, ao contrário do que muitos pensam, é possível investir com pouco dinheiro!

Por uma questão cultural, a poupança e a conta corrente ainda são as opções mais usadas pelos brasileiros para deixar o dinheiro guardado. No entanto, com um conhecimento básico já é possível encontrar alternativas mais rentáveis, vantajosas e seguras para o seu dinheiro.

Pensando nisso, listamos neste artigo 4 opções para você começar a investir com uma pequena quantia por mês. Acompanhe!

1. Seguro de vida

Por não ter foco em rentabilidade, muitas pessoas pensam que o seguro de vida é perda de dinheiro. No entanto, esse tipo de investimento pode ser muito útil para sua proteção financeira.

Ao contratar um seguro, você garante que sua família não passe sufoco se acontecer algo inesperado. O serviço não lida apenas com mortes. Mesmo em casos de doenças graves ou invalidez permanente, ele pode ser acionado para ajudar a pagar as contas. Nunca esperamos passar por esse tipo de situação, mas, como dizem, prevenir é melhor do que remediar.

Os valores variam de acordo com a cobertura selecionada e a idade da pessoa. Quem é mais jovem normalmente tem acesso a mais benefícios por um preço menor. Ou seja, com um baixo investimento você demonstra uma grande preocupação com as pessoas importantes da sua vida.

2. Tesouro Selic

O Tesouro Direto é o investimento mais seguro do mercado. Com apenas 30 reais você já pode começar a emprestar dinheiro ao governo e ser remunerado por isso. Basta procurar um banco ou uma corretora que não pratique a cobrança de taxas e começar a investir.

Entre as modalidades do Tesouro Direto, a Selic é a melhor opção para quem está investindo pela primeira vez. Como o próprio nome já diz, sua rentabilidade acompanha a taxa de juros básica da economia: quanto maior ela for, mais você ganha. Mesmo em momentos de baixa, ele provavelmente continuará pagando mais do que a poupança.

Além dos rendimentos, outra vantagem do Tesouro Selic é a alta liquidez. Isso significa que você poderá sacar seu dinheiro no momento em que precisar, sem ficar preso a longos prazos para fazer o resgate.

3. Títulos bancários

Títulos bancários são outra ótima opção para quem está começando a investir. Eles funcionam de forma muito parecida com os títulos públicos. A diferença é que, em vez do governo, você empresta dinheiro para instituições bancárias.

O título mais indicado para quem quer investir com pouco dinheiro é o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Assim como o Tesouro Selic, essa modalidade tem alta liquidez e é influenciada pela taxa de juros.

Também é uma aplicação extremamente segura, pois conta com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Isso significa que se você tiver até 250 mil reais investidos em CDBs, o governo garante que você receba esse dinheiro mesmo que o banco, por algum motivo, vá à falência.

4. Previdência privada

Previdência privada é um investimento de longo prazo oferecido por diversas seguradoras. Você faz aplicações mensais por um período predefinido, acumulando rendimentos para garantir um futuro financeiro tranquilo. Para sacar o dinheiro, existem duas opções: receber uma renda mensal ou retirar o montante de uma vez.

O valor acumulado pode triplicar ou até quadruplicar. Uma pessoa que investe 100 reais mensais durante 30 anos acumulará cerca de 130 mil reais, em vez de apenas 36 mil. Assim, se ela quiser receber renda por 5 anos, terá um “salário” de 2.166 reais. Ou seja, o valor sacado é proporcional à quantia investida e ao tempo de contribuição.

Com todas essas opções disponíveis, fica fácil investir com pouco dinheiro. Basta avaliar suas necessidades e optar pela modalidade que fizer mais sentido para você. Se puder, escolha mais de uma alternativa. Afinal, diversificar os investimentos é sempre uma boa ideia!

Gostou do post? Que tal se aprofundar um pouco mais no assunto? Confira este artigo e conheça os tipos de seguros mais contratados!

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.