O brasileiro está cada vez mais preocupado com a sua segurança e de toda a sua família. A violência das grandes cidades, a crise financeira e os problemas de saúde são alguns dos motivos que fazem as pessoas buscarem formas de sentir-se mais tranquilas. Uma dessas maneiras é contratar um seguro de vida, o que pode ser uma tarefa difícil diante de tantas opções no mercado, não é mesmo?

Se está procurando mais tranquilidade e proteção, continue lendo o nosso post. Listamos, a seguir, seis cuidados para escolher o seguro de vida ideal. Confira!

Entenda o que é um seguro de vida

Esse tipo de serviço acontece por meio de um contrato feito com uma seguradora. Ela garante a segurança financeira aos familiares ou dependentes em caso de morte ou invalidez do contratante. Existem diversas modalidades de seguro, desde opções básicas para problemas de saúde até os mais completos, que cobrem toda a família.

É comum surgirem dúvidas na hora de escolher o melhor seguro de vida, e vários fatores devem ser levados em consideração, como qual cobertura é melhor para o seu estilo de vida, a escolha do valor da indenização etc.

Veja agora os cuidados necessários na hora de contratar um seguro de vida!

1. Informe-se sobre as coberturas disponíveis

Existem várias opções de coberturas oferecidas pelas seguradoras. Elas podem cobrir situações como diária por incapacidade temporária (DIT), diagnóstico de câncer, antecipação especial por doença etc.

Essas coberturas adicionais podem ser importantes, já que são situações também difíceis para a família. Portanto, é importante pensar nas suas necessidades com muito cuidado. Para entender melhor, veja algumas opções de coberturas de seguro de vida adicionais que, dependendo dos seus objetivos, podem valer a pena contratar.

Doenças graves

Caso você seja vítima de alguma doença grave, como o câncer, existe a opção de receber a indenização total (antecipação especial por doenças graves), se esse tipo de cobertura tiver sido contratada.

Assistência funerária

Esse tipo de cobertura cobre as despesas relacionadas ao funeral.

Assistência psicológica

A família poderá receber assistência de psicólogos e psicoterapeutas em caso de falecimento.

Diária por internação hospitalar (DIH)

Essa cobertura oferece indenização para o pagamento da internação do segurado, em caso de acidente e tratamento de saúde.

2. Seja sincero ao responder ao questionário de risco

Não esconda nenhuma informação sobre condições de vida ou doenças preexistentes na hora de responder ao questionário de risco. É com base nessas respostas que a seguradora vai determinar o preço do seguro.

Dados profissionais, sobre a renda e o tamanho da família devem ser passados ao corretor de forma clara. Dessa maneira, o valor da indenização será calculado de forma correta, mesmo que isso torne algumas condições mais caras.

Informações falsas podem levar o segurado a perder o direito à indenização e até ser processado pela empresa onde contratou o seguro.

3. Revise a cobertura

Ao renovar a apólice do seguro, é recomendável revisar a cobertura. Essa revisão pode ser feita anualmente ou em espaços de tempo maiores. Lembre-se de que as condições de vida, assim como as necessidades financeiras, podem mudar com o passar dos anos. Essas mudanças devem ser levadas em consideração na hora de renovar o seguro.

4. Saiba como é feito o cálculo do seguro de vida

Na hora de contratar um seguro de vida, é importante entender como é feito o cálculo do seu valor. Para isso, as seguradoras avaliam o perfil do contratante de acordo com os dados que são fornecidos no questionário de risco. Por isso, destacamos quais são e como são analisados os requisitos. 

Sexo

As seguradoras se baseiam em estatísticas para avaliar esse quesito. Por exemplo, como pesquisas indicam que as mulheres vivem mais, existem seguradoras que oferecem seguros de vida que atendem melhor ao público feminino com coberturas exclusivas.

Faixa etária

Quanto mais avançada for a idade, maior o risco de doenças e, consequentemente, mais caro o seguro se torna.

Profissão

Existem profissões que oferecem mais riscos que outras. Portanto, pode-se cobrar mais ou menos pelo seguro dependendo dela. Lembre de avisar a sua seguradora em caso de mudança de emprego, certo?

Estado de saúde

Esse quesito deve ser levado a sério e respondido com muita sinceridade. Ele é fundamental para definir o valor de um seguro de vida.

5. Verifique o capital segurado

O capital segurado é o maior valor que será pago aos beneficiários do seguro em caso de algum sinistro coberto pela apólice, funcionando como uma espécie de indenização. Esse valor é escolhido pelo contratante na hora de adquirir o serviço.

Portanto, escolha com atenção qual será esse valor, já que, quanto maior o capital segurado, mais alto será o valor das parcelas do seguro. Tenha em mente se essa quantia cobrirá os gastos necessários com hospitais, por exemplo.

Mas lembre-se: o capital segurado deve ser definido de acordo com a realidade de vida do contratante. 

6. Conheça os tipos de apólice

Contrate aquilo que faça sentido para o seu estilo de vida. Para isso, é importante entender e conhecer os tipos de apólice existentes no mercado. Não vale a pena optar por uma cobertura mais completa se o risco coberto não é uma realidade no seu dia a dia.

Faça uma análise e conheça os tipos de apólice antes de contratar um seguro de vida. Lembre que cada cobertura que você contratar a mais impacta no valor final do seu seguro.

Saiba os benefícios de contratar um seguro de vida

Agora, que já sabe sobre os principais cuidados que deve tomar ao contratar um seguro de vida, é importante entender os principais benefícios desse serviço para você e seus familiares.

Ele é uma ótima maneira de planejar um futuro tranquilo para os seus beneficiários, já que garante recursos para a família do titular em caso de imprevistos. Além disso, dependendo da cobertura contratada, você pode contar com um auxílio financeiro para arcar com despesas hospitalares ou funerárias, por exemplo.

Para contratar um seguro de vida, é possível optar por arcar com prestações fixas e que se encaixam no seu orçamento. Procure uma corretora com profissionais experientes para acertar ainda mais na escolha de um seguro ideal para as suas necessidades.

E então, gostou do nosso conteúdo? Se você deseja saber mais sobre o assunto e como fazer para contratar um seguro de vida, entre em contato com a gente. Até a próxima!

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.