A antecipação especial por doença é um tipo de cobertura adicional do seguro de vida, que, cada vez mais, as pessoas estão buscando com o intuito de planejar um futuro financeiro tranquilo para a sua família.

As coberturas adicionais cumprem a finalidade de complementar a apólice do seguro de vida escolhido pelo contratante, podendo ser acionadas ainda em vida pelo segurado.

Muitas dúvidas podem envolver esse processo, então, se você deseja entender melhor sobre o funcionamento da cobertura adicional, que pode antecipar o pagamento da indenização por motivos de doenças graves, continue a leitura!

Como funciona a antecipação especial por doenças graves?

Essa é uma cobertura opcional dos seguros de vida e consiste na antecipação do pagamento do capital segurado em casos de diagnóstico de doenças graves. O segurado terá direito à indenização, desde que consiga provar que está impedido de exercer as suas atividades básicas com autonomia.

É o contrato que deve estipular quais serão as condições para a comprovação dessa situação e de que maneira a indenização será paga — em forma de renda ou se o pagamento será efetuado uma única vez.

Agora que você já entendeu como é o funcionamento desse tipo de cobertura, vamos apresentar informações práticas e importantes sobre ela. Confira!

1. Quais doenças esse tipo de cobertura abrange?

Vale ressaltar que o segurado não pode solicitar a indenização com o diagnóstico de qualquer doença — vale apenas para aquelas que constarem na apólice do seguro.

As coberturas mais comuns envolvem: infarto, AVC, câncer e transplante de órgãos. Então, caso o contratante do seguro seja diagnosticado com alguma dessas doenças, ele poderá receber a indenização para que consiga tratá-la.

Outro ponto importante é que algumas seguradoras podem oferecer coberturas específicas para certas doenças ou o pagamento de uma indenização à parte do valor contratado em caso de morte.

2. Como é feito o pagamento da indenização?

O pagamento da indenização poderá ser efetuado em uma única parcela, para ajudar a cobrir gastos com hospitais e medicamentos, por exemplo, ou, ainda, em forma de renda mensal.

Entretanto, a apólice do seguro garante apenas o pagamento por um diagnóstico. Portanto, caso o segurado consiga se curar e, futuramente, receba o diagnóstico de outra doença, é necessário que ele tenha adquirido uma nova apólice para garantir a sua cobertura.

Em casos de morte do segurado, em que a antecipação especial por doenças foi solicitada, o valor que não foi usado será pago ao beneficiário do seguro.

3. Quais documentos devo apresentar para acionar o sinistro?

Para comprovar a necessidade e solicitar o pagamento da indenização, o segurado deve apresentar, além dos seus documentos pessoais, como carteira de identidade e cadastro de pessoa física (CPF), receitas e prontuários médicos que provam o seu estado de saúde.

4. Como faço para contratar essa cobertura?

É importante lembrar que, para contar com a cobertura de antecipação especial por doenças, o segurado deve manifestar a sua vontade no momento da contratação do seguro de vida.

Isso acontece porque essa cobertura é adicional e não uma das básicas que constam nas apólices desse tipo de seguro. Lembre-se: na hora de contratar essa cobertura, é importante pesquisar quais doenças ela pode cobrir e definir a melhor forma de pagamento para você e sua família, caso a indenização seja solicitada. 

E então, gostou do nosso conteúdo? A antecipação especial por doenças é um tipo de cobertura nova no mercado. Como dito, ela dá a possibilidade de o segurado cobrar a indenização do seguro de vida em casos de diagnósticos de doenças graves.

O seguro de vida e as suas coberturas são um assunto importante, não é mesmo? Então, compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais para que mais pessoas possam se informar sobre ele. Até a próxima!

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.