O mercado de seguros no Brasil tem crescido nos últimos anos graças à renovação da consciência do brasileiro que, cada vez mais cedo, tem se preocupado em preservar o próprio patrimônio, construído com suor e fibra.
Então, conhecer os tipos de seguros disponíveis no mercado atual e suas particularidades torna o processo de escolha mais simples, pois permite um planejamento e abre caminho para o esclarecimento de possíveis dúvidas.
Neste post, conheça um pouco mais do universo dos seguros e saiba quais são as modalidades mais contratadas atualmente — assim, quando for a sua vez de escolher, você já estará por dentro e pronto para tomar a melhor decisão. Acompanhe!
A importância de contratar um seguro
Do início da década de 90 para cá, a receita anual com prêmios de seguros e contribuições para planos previdenciários no Brasil, que era de US$ 32 por habitante, saltou para US$ 338 em pouco mais de duas décadas.
Desde então, os seguros têm sido usados amplamente em diversas áreas, seja para proteger financeiramente a família contra uma perda inesperada e repentina, seja para a cobertura de danos a terceiros ao trafegar por países vizinhos do Mercosul.
Independentemente da finalidade a que se destina e dos tipos de seguros escolhidos, um forte elemento une as expectativas de todo segurado: a segurança financeira decorrente desse investimento.
Por exemplo, um desfalque financeiro ocasionado pela ocorrência de um sinistro que envolva prejuízos materiais é capaz de comprometer um planejamento pessoal ou familiar, influenciar o adiamento de compromissos importantes, gerar frustração e até prejudicar a carreira.
Quem tem seguros contratados não sofre com esse problema, pois em momentos delicados da vida conta com o aporte de uma seguradora na reposição do bem ou no pagamento de indenização.
6 tipos de seguros mais contratados
Riscos contra a própria vida, contra uma parte do corpo, riscos materiais, entre outros: todos podem ser cobertos pelos diversos planos oferecidos pelas corretoras em parceria com as seguradoras. Abaixo, confira alguns dos tipos de seguros mais contratados hoje em dia.
1. Seguro de vida
Os seguros de vida se enquadram na modalidade de seguro de pessoas e podem ser contratados de forma individual ou coletiva. Os tipos mais comuns de seguro de pessoas são:
- vida;
- funeral;
- acidentes pessoais;
- educacional;
- seguro viagem;
- seguro desemprego (perda de renda);
- perda de certificado de habilitação de voo.
O seguro de vida, em especial, garante à família do ente segurado um conforto financeiro para momentos de perda. A renda indenizatória do seguro pode ser resgatada em parcela única ou por meio de renda vitalícia mensal.
Nos casos de seguros de vida com proteção adicional contra acidentes pessoais, por exemplo, existe a possibilidade de o segurado contar com o valor da apólice ainda em vida. Já os planos simples abrangem somente morte natural ou acidental.
2. Seguro residencial
Os seguros residenciais comuns visam essencialmente o ressarcimento de danos materiais em ambientes de moradia, como casas e apartamentos. Eles abrangem paredes, móveis, utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos contra efeitos de raios, incêndios, explosões, roubos etc.
Assim como todo plano de seguros, os residenciais também têm garantias adicionais, por exemplo:
- proteção financeira contra roubo ou furto qualificado de conteúdo residencial;
- prejuízos gerados por fenômenos da natureza;
- panes elétricas e eletrônicas;
- responsabilidades civis;
- desmoronamentos.
Quanto maior a exposição a riscos em uma residência, maior deve ser a precaução. Ambientes residenciais costumam abrigar elementos de valor elevado, portanto, protegê-los se mostra uma atitude estratégica e que garante maior conforto financeiro em caso de eventualidades.
3. Seguro de automóveis
Entre os tipos de seguros, a abrangência da cobertura desse modelo se estende aos casos de roubo, colisão e incêndio, além de cobrir também prejuízos de terceiros. O seguro de automóvel é destinado a veículos comuns e pick-ups, nacionais e importados.
Esses são os tipos de coberturas de seguro de automóvel:
- cobertura compreensiva: contra roubo, colisão e incêndio do veículo;
- cobertura de responsabilidade civil: contra danos materiais e físicos de terceiros;
- coberturas opcionais: que incluem prêmio adicional, carro reserva, equipamentos etc.
Os prejuízos econômicos que decorrem de incidentes envolvendo veículos costumam ser grandes, por isso, tanto veículos quitados quanto financiados devem contar com um seguro que atenda, pelo menos, as necessidades básicas, como proteção contra roubo, colisão, incêndio, prejuízos causados por alagamentos, raios, granizos etc.
4. Seguro viagem
Esse tipo de seguro garante vantagens para quem viaja sozinho, em grupo, em família ou a trabalho. Além de eventuais extravios de bagagens, cancelamentos e interrupção de viagem, ele também pode cobrir:
- morte ou invalidez na viagem;
- acidentes pessoais;
- assistência odontológica emergencial;
- orientação no caso de perda de documentos;
- passagens para um familiar em casos de urgência.
Os preços da contratação variam conforme a abrangência da cobertura. Do mesmo modo, a quantidade de dias em viagem, o propósito do evento e a idade do segurado também são informações-chave que influenciam na cotação.
Vale destacar, ainda, que esse tipo de seguro é indispensável em trajetos internacionais. Para alguns destinos europeus, ele chega a ser obrigatório.
5. Carta Verde – Mercosul
Esse seguro cobre danos materiais e físicos causados a terceiros em acidentes de trânsito — cobertura responsabilidade civil —, e é obrigatório aos veículos brasileiros que ingressam em países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).
As indenizações podem ser negadas em casos de:
- direção imprudente sob efeito de álcool e entorpecentes;
- veículo conduzido por indivíduo não habilitado;
- automóvel envolvido em competições públicas de velocidade (rachas).
O valor do seguro varia de acordo com as coberturas e com as quantidades de dias que o veículo passará no outro país. O prazo máximo de vigência de um contrato de seguro desse tipo é um ano.
6. Seguro de equipamentos eletrônicos
A cobertura básica desse tipo de seguro prevê o ressarcimento do aparelho em casos de furto qualificado (quando há arrombamento ou ameaça) ou roubo. No entanto, podem ser incluídas novas coberturas, como proteção contra danos acidentais e contra panes elétricas.
O acionamento do seguro pode implicar a reposição de peças, a substituição do produto ou o pagamento de indenizações. Nesse sentido, podem ser protegidos aparelhos eletrônicos do tipo:
- celulares;
- smartphones;
- câmeras fotográficas;
- filmadoras;
- computadores;
- notebooks;
- tablets
- TVs.
O segurado que opta por um seguro desse tipo investe entre 15% e 20% do valor de nota fiscal do produto. Quem adere à cobertura total, além de ficar protegido contra roubo e furto qualificado, também se protege contra quebras acidentais e queda de líquidos.
A importância de pesquisar bem a corretora ideal
Atualmente, existem inúmeras corretoras em todo o país. Na hora de escolher a ideal, é preciso avaliar mais do que apenas o valor da cotação: é necessário considerar o tempo da empresa no mercado, o histórico de satisfação de seus clientes e sua experiência no mundo dos seguros.
Após o contato com uma corretora, todas as dúvidas do segurado precisam ser respondidas, afinal, trata-se de um bem geralmente de alto valor agregado que está em questão. O segurado, então, deve contar com boas indicações de terceiros e comparar propostas de diversas empresas.
Por fim, se você está em dúvida sobre quais os tipos de seguros escolher, reflita sobre cada um à luz de suas necessidades e, em seguida, escolha a corretora certa. Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços.