No mercado de seguros, uma dúvida muito comum surge no momento da contratação de um seguro:

Por onde devo contratar o meu seguro, pela seguradora ou pela corretora de seguros?

Nós da Schneid somos uma corretora e vamos esclarecer essa questão para os nossos leitores.

Primeiramente, corretoras de seguro e seguradoras não são a mesma coisa.

Ambos possuem relação direta, mas cada um possui uma responsabilidade, estipuladas pelo SUSEP, órgão regulador do mercado de seguros.

Podemos dizer, resumidamente, que as seguradoras são empresas autorizadas a assumirem riscos e indenizam o cliente de acordo com a apólice, além disso, não podem comercializar seguros.

Já os corretores são autorizados a comercializar os produtos das seguradoras, fazendo a intermediação entre o cliente e a seguradora, atendimento e gestão do relacionamento no período da apólice.

Veja 5 diferenças básicas entre Corretora de Seguros e Seguradora:

Seguradora Corretora
A seguradora disponibiliza o produto (seguro automóvel, residencial, vida, etc.); A corretora de seguros comercializa o produto, presta uma consultoria para o cliente, identifica o seu perfil, apresenta a cotação com diversas seguradoras e as melhores opções de seguro/cobertura de acordo com as suas necessidades;
A seguradora disponibiliza diversas coberturas aos seus clientes; A corretora faz análise de risco e recomenda quais destas coberturas são adequadas para o perfil do cliente.
A seguradora assume os riscos e indeniza os clientes; A corretora administra o contrato do seguro, resguardando o segurado de eventuais mudanças de apólice, auxílio em caso de sinistros e renovações;
A seguradora é a responsável pelo sinistro; A corretora auxilia o segurado nas informações da apólice e documentação necessária para resolução do imprevisto;
A seguradora possui a apólice de seus segurados durante o período de vigência; A corretora de seguros gerencia seus clientes a fim de identificar o momento da renovação evitando a interrupção das coberturas.

Depois dessas explicações, fica claro que uma corretora de seguros deve possuir uma equipe especializada que tenha conhecimento nos trâmites burocráticos para facilitar a contratação por parte dos clientes como também gerar maior eficiência nos processos realizados com a seguradora.

O importante é que todos esses processos sejam realizados com clareza e transparência para que o cliente receba todos os benefícios de contratar um seguro.

Se você tiver mais dúvidas, entre em contato, nossa missão é ajudar você a entender o mercado de seguros.

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.