A contabilidade para profissionais liberais funciona diferente da maneira para os trabalhadores formais. Com isso, dá-se a importância de entender as obrigações e direitos, de modo que seja possível manter uma boa saúde financeira.
Quando se fala em processos contábeis, muitos profissionais e empresários já torcem o nariz, pois essa é uma área que tem fama de ser complexa e repleta de detalhes que podem fazer toda a diferença. No entanto, existem alguns processos e hábitos saudáveis que podem ajudá-lo nesse controle. Quer saber quais são eles? Então, confira o nosso conteúdo a seguir!
Separe as finanças pessoais das profissionais
Um erro bastante comum na contabilidade para profissionais liberais é mesclar as contas pessoais daquelas que são inteiramente relacionadas ao seu negócio. Essa falta de separação e organização prejudica ambos os lados, tanto o doméstico quanto o empresarial. Afinal, é comum tirar dinheiro do “próprio bolso” para quitar despesas da empresa e vice e versa.
Isso gera um descontrole que prejudica o seu controle fiscal, planejamento financeiro e o conhecimento da real e atual situação do seu negócio. Com isso, a nossa primeira dica é ter um pró-labore que seja o suficiente para as suas necessidades. Além, é claro, de ter contas-correntes separadas.
Entenda o melhor regime tributário para a sua empresa
Falando em contabilidade para profissionais liberais, não podemos deixar de citar o regime tributário. O sistema de tributos brasileiro é um dos mais complexos que existem. Sendo assim, é preciso entender o mais adequado para a sua empresa, a fim de ter uma melhor organização.
Para optar pelo melhor é preciso avaliar o impacto dos tributos no seu negócio e os rendimentos anuais. A partir disso, poderá escolher entre:
- Simples Nacional: empresas com receita bruta de até R$ 3,6 milhões;
- Lucro Real: instituições financeiras ou receita bruta superior a R$ 78 milhões;
- Lucro Presumido: margem de lucro pré-fixada pela lei.
Além disso, é fundamental manter a saúde financeira em dia para que possa contribuir com a Previdência Social, pois, embora não seja um profissional contratado, essa contribuição é necessária para que seja possível contar com a aposentadoria.
Conte com auxílio profissional
Cuidar de documentações, tributos, impostos e demais pagamentos obrigatórios é um processo que demanda bastante tempo. Então, nossa outra dica é que a contabilidade para profissionais liberais seja terceirizada e fique por conta de contadores qualificados e de confiança.
Com isso, além de não ter problemas com atrasos ou erros no preenchimento de algum cadastro ou documento, você poderá voltar a sua atenção somente para as estratégias e processos que envolvem o seu negócio em prol do crescimento da empresa. Ou seja, se concentrará na que você está realmente interessado.
A contabilidade para profissionais liberais é essencial para que você mantenha a sua organização financeira. Por isso, conheça a saúde do seu negócio e mantenha-se sempre em dia com as suas obrigações fiscais. Para isso, conte com a ajuda de pessoas qualificadas e que entendem do assunto.
Quer ficar por dentro de mais dicas e assuntos que ajudem na sua organização financeira? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas novidades!