Cada vez mais os jovens têm percebido a importância do planejamento financeiro para alcançar seus objetivos na vida. É importante fazer com que o custo de vida caiba dentro do orçamento e ainda separar um dinheirinho para investir, sempre pensando no futuro.

O que muitas vezes, por descuido, acaba ficando de fora do planejamento financeiro é o seguro, mais precisamente, o seguro de vida. É que é difícil não lembrar do seguro do carro ou da casa, mas, por algum motivo, quando estamos falando da nossa própria vida, acabamos nos descuidando, não é mesmo?

Por isso, no post de hoje vamos falar um pouco sobre o que é seguro de vida e quais são seus benefícios. Confira na sequência!

O que é seguro de vida?

O seguro de vida é um contrato assinado com uma seguradora em que ela realiza o pagamento de uma indenização a um beneficiário caso você venha a faltar.

Em alguns casos, a depender da cobertura contratada, a indenização também é paga ao próprio segurado em casos de invalidez permanente ou doenças graves.

Como funciona o seguro de vida?

O mecanismo por trás de um seguro de vida é simples: você escolhe uma seguradora e um plano contendo uma cobertura ideal para as suas necessidades e assina o contrato. A partir daí, você terá de pagar, normalmente todos os meses, valores que são chamados de prêmio.

O prêmio é integrado ao patrimônio da seguradora, fazendo com que ela possa garantir a solubilidade do sistema como um todo. Em contrapartida, a seguradora assume o risco pela ocorrência do sinistro previsto na apólice.

Ou seja: se o segurado vier a falecer, contrair doença grave ou invalidez permanente, a seguradora está obrigada a pagar uma indenização conforme as condições gerais do contrato aos beneficiários que constarem nele.

O segurado pode escolher qualquer pessoa para ser beneficiária do seguro, independentemente do fato de ser membro da família ou herdeiro. Também é possível incluir e excluir beneficiários a qualquer tempo.

Caso o segurado não nomeie beneficiários, metade da indenização será paga ao cônjuge não separado judicialmente e a outra metade será dividida entre os herdeiros de acordo com a ordem de vocação hereditária prevista no Código Civil, isto é: descendentes, ascendentes e colaterais, sendo que o mais próximo exclui o mais remoto.

Quais são os principais benefícios?

Um dos principais benefícios em contratar um seguro de vida é poder deixar recursos para pessoas próximas e queridas na eventualidade de um acidente ou doença grave. Podemos dizer que a indenização do seguro pode ser a semente de um recomeço na vida de muitas pessoas.

Mesmo que o patrimônio da família seja extenso, todos esses bens serão arrolados em inventário e não poderão ser vendidos por um bom tempo. A indenização do seguro, por outro lado, não exige maiores formalidades: apenas a comprovação do óbito e a comprovação da identidade do beneficiário.

Inclusive, o dinheiro do seguro pode ser usado para contratar advogados e pagar tributos de transmissão de bens, sem os quais não se pode dar continuidade no processo para herdar os bens.

Em uma segunda hipótese, o seguro de vida pode ser bastante útil no caso de um acidente ou doença grave que dificulte ou até mesmo impossibilite que você trabalhe. Nesse caso, poder contar com autonomia financeira para custear os próprios tratamentos médicos, bem como as despesas mais básicas, é muito importante.

Agora que você já sabe o que é seguro de vida, certamente a probabilidade é muito maior de que você se interesse por fazer um, não é mesmo?

E aí, tudo pronto para dar os primeiros passos para encontrar um seguro ideal para o seu perfil? Então conheça as diferenças entre uma seguradora e uma corretora de seguros!

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.