O planejamento financeiro pessoal é ignorado por muita gente no Brasil, principalmente quando se está começando a vida profissional. Ao receber os primeiros salários, o pensamento é comprar carro, casa, fazer viagens e realizar outros sonhos. Nada contra. Isso é até saudável, mas tudo tem seu tempo e demanda planejamento.
Se não houver esforços, você pode entrar em financiamentos muito longos, o que vai levar a grandes dívidas, caso surja algum imprevisto no caminho. Quer realizar os seus sonhos sem passar aperto financeiro? Então acompanhe as dicas!
Vantagens de ter um bom planejamento financeiro pessoal
Para começar, veja por que é importante investir tempo e esforço no planejamento financeiro:
- Possibilita aproveitar as melhores oportunidades de investimentos, pois haverá recursos disponíveis para isso quando a hora chegar;
- Aumenta o poder de compras, adiantando a realização de sonhos;
- Mantém o controle sobre tudo que ganha e gasta;
- Favorece o alcance da independência financeira ainda jovem;
- Facilita a organização das finanças.
Passo a passo para um bom planejamento
Não tem segredo. Basicamente o planejamento financeiro pessoal depende de registros, controle e estratégias para ganhar mais, gastar menos e investir o que poupar. Se você seguir estes 6 passos, em breve vai alcançar os objetivos:
1. Registre tudo que ganha e gasta
Comece a anotar em um bloco de papel, planilha eletrônica ou aplicativo de bolso tudo que ganhar e gastar, por mais insignificantes que sejam os valores. Esse é o primeiro passo para você conhecer suas finanças e poder mapear onde há desperdício de dinheiro. Além disso, vai descobrir onde pode economizar.
2. Estabeleça metas
Com base no histórico de receitas (entradas de dinheiro) e despesas (saídas de dinheiro) mensais, projete o futuro e estabeleça metas para os próximos meses e anos. Seja pessimista nas suas projeções para descontar os imprevistos, mas esforce-se para ultrapassar suas metas pessoais.
3. Corte gastos supérfluos
Para sobrar mais dinheiro no fim de cada mês, mapeie todos os gastos supérfluos e crie um plano de redução ou de corte absoluto. Por exemplo: os gastos com saídas de fim de semana podem ser reduzidos à metade se passar a sair um sim e outro não. Quando ficar em casa, prefira serviços mais em conta ou explore opções no bairro onde mora.
4. Pesquise preços
Essa dica vale tanto para os gastos supérfluos quanto para os essenciais. Quando você pesquisa, descobre uma diferença enorme de preços entre um local e outro. Essa variação ajuda a economizar um dinheirão no fim do mês. Outra dica é fazer uma lista do que precisa de verdade antes de ir ao supermercado. Com uma lista você pode anotar os preços para comparar em outros estabelecimentos e deve se controlar melhor para não comprar o que não precisa.
5. Tenha outras fontes de renda
Se tiver uma habilidade inexplorada ou alguma ideia que valha dinheiro, coloque-a em prática para ganhar um extra nas horas vagas. Por exemplo: se tiver conhecimentos de contabilidade, pode fazer declarações de Imposto de Renda para quem é leigo no assunto.
Se não quiser trabalhar nas horas vagas, pode fazer horas extras ou investir em especialização na carreira para tentar uma promoção ou conseguir um emprego melhor. O mais importante é que sempre busque formas de ganhar mais, sem se descuidar dos gastos.
6. Faça seguros dos seus bens
Ao seguir todas as dicas descritas até aqui, é normal que comece a sobrar um bom montante ao fim de cada mês. Aplique em uma poupança para ter correção monetária (não desvalorizar) ou busque alternativas de investimentos que possam lhe assegurar rentabilidade, liquidez e segurança patrimonial.
O ideal é que parte desse montante seja investido em seguros. Assim todo o seu patrimônio (carro, casa, vida, previdência privada e eletrônicos) fica protegido enquanto você adota as melhores estratégias de desenvolvimento para eles.
Viu, o planejamento financeiro pessoal é primordial para as grandes realizações na vida. Comece ainda hoje e antecipe seus sonhos.
Gostou das dicas? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais agora mesmo e ajude-os a realizar o sonho da independência financeira!