Contratar um seguro de vida é uma decisão fundamental para quem deseja garantir um futuro tranquilo para os seus familiares. Se você se preocupa com o bem-estar da sua família, é importante entender bem o assunto, principalmente questões relacionadas ao beneficiário do seguro de vida.

Vale lembrar que o principal objetivo de um seguro de vida é auxiliar na manutenção do padrão de vida do segurado e dos seus beneficiários caso ocorra algum imprevisto. Além disso, ele auxilia na realização de um planejamento financeiro eficiente, já que garante recursos à família do titular, protegendo o seu patrimônio e evitando o endividamento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo!

O que significa ser um beneficiário do seguro de vida?

Ao contratar um seguro de carro, por exemplo, o segurado se torna o signatário e o beneficiário. Ou seja, caso aconteça algum sinistro, o proprietário do veículo é quem recebe a indenização.

Já no seguro de vida, isso nem sempre é possível. O contratante pode receber a indenização em situações em que ocorra invalidez permanente ou temporária para o trabalho, mas em casos de falecimento, quem recebe o valor em questão são as pessoas que estão indicadas na apólice: os beneficiários do seguro.

Quem pode ser beneficiário?

Quem contrata um seguro de vida pode escolher qualquer pessoa para ser seu beneficiário, independentemente de serem herdeiros ou parentes. É possível incluir um amigo ou empregado e deixar de fora um futuro herdeiro necessário.

Além da permissão da inclusão de pessoas que não são da família, o contratante pode dividir os percentuais do modo que desejar. Ele pode, por exemplo, destinar uma quantia maior para alguém com algum tipo de necessidade especial, que provavelmente tem gastos maiores com a saúde.

É possível mudar os beneficiários ao longo do tempo?

Desde que esteja em posse de todas as faculdades mentais, é possível que o contratante altere a lista de beneficiários a qualquer momento, quantas vezes quiser e sem a necessidade de justificar suas escolhas.

Recomenda-se, inclusive, que o segurado revise essa lista periodicamente, já que com o passar do tempo as relações afetivas que ele possui podem mudar.

Existe um limite para o número de beneficiários de um seguro de vida?

Não existe uma lei que estabeleça um limite em relação à quantidade de beneficiários. No entanto, é importante considerar que quanto maior for esse número, menor será o valor recebido por cada um deles. Por isso, é aconselhável não adicionar muitas pessoas à lista de beneficiários.

Apesar de não existir nenhum limite legal para essa lista, pode ser que seu seguro defina algum número máximo para ela. Sendo assim, não deixe de ler o contrato e consultar o seu corretor caso haja alguma dúvida.

O que acontece se não houver beneficiários indicados?

Caso a apólice do seguro não indique nenhum beneficiário, metade do valor da indenização deve ficar para o cônjuge não separado judicialmente e o restante deve ser dividido entre os herdeiros, respeitando a ordem de sucessão.

É importante ressaltar que os herdeiros mais próximos excluem os mais distantes. Por exemplo: se o segurado tiver filhos, a indenização será paga a eles, e não aos netos. A mesma lógica vale para os parentes colaterais, em que os irmãos excluem os tios, e os tios excluem os primos.

Em casos de ausência de cônjuge e herdeiros, a indenização deve ser paga a quem comprovar que a morte do segurado impactou na sua vida financeira.

O seguro de vida entra no inventário?

Os bens materiais deixados por um falecido, como dinheiro em conta poupança, automóveis, imóveis etc., devem participar de um processo de inventário e partilha de bens. Esse processo pode demorar anos, impossibilitando que os herdeiros possam contar de imediato com esses recursos.

Já a indenização de um seguro de vida pode ser paga aos beneficiários em apenas algumas semanas — isso acontece porque ela fica separada da burocracia do inventário. Essa é uma vantagem desse tipo de serviço, já que a indenização pode ajudar no pagamento dos compromissos mais urgentes, como aluguel e contas.

A indenização do seguro de vida pode ser considerada herança?

Como o seguro de vida não entra no inventário, sua indenização não pode ser considerada uma herança. Isso quer dizer que o valor pago aos beneficiários não é submetido ao Imposto de Transmissão (ITCMD), aquele que incide sobre os bens incluídos na sucessão.

Outro ponto importante é que caso o segurado venha a falecer deixando dívidas, os credores não podem exigir que os pagamentos sejam realizados com o dinheiro da indenização.

Como o beneficiário pode receber a indenização?

Para receber a indenização em caso de morte, os beneficiários devem entrar em contato com a seguradora. Para assegurar que o procedimento ocorra de acordo com a lei, a empresa pode exigir cópias de alguns documentos, como o atestado de óbito e a comprovação das identidades dos beneficiários.

Após receber e aprovar os documentos, a seguradora tem o prazo de até 30 dias para realizar o pagamento da indenização. Não existe a necessidade de acionar a justiça ou passar por processos complexos em cartórios.

Qual é a importância de um seguro de vida?

Como dito anteriormente, o seguro de vida é importante para quem deseja deixar seus entes queridos amparados no futuro. Além de auxiliar no pagamento de dívidas ou na manutenção do estilo de vida dos beneficiários, o seguro de vida serve como um investimento e um planejamento financeiro eficiente.

Além disso, você pode escolher uma modalidade de seguro que atenda às suas necessidades e se encaixe no seu orçamento. Essa é uma ótima opção de proteção financeira para a sua família, tanto para quem ainda está acumulando recursos quanto para aqueles que já têm o patrimônio consolidado.

Contratar um seguro de vida pode gerar inúmeros benefícios a você e sua família. Por isso, é importante estar por dentro do assunto e esclarecer suas dúvidas.

Agora que você já sabe mais sobre como funcionam os processos para o beneficiário do seguro de vida, compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam se informar sobre o assunto!

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.