Planejar a vida financeira é fundamental para aqueles que querem aproveitar o presente, mas sem se esquecer do futuro. E é aí que entra a importância de contar com um plano de previdência privada.

No artigo de hoje, vamos abordar informações sobre esse tipo de previdência, destacando os motivos pelos quais você deve investir em uma. Então, se você tem dúvidas e deseja entender mais sobre o assunto, continue a leitura!

Mas e a previdência pública?

Além dos limites de valores do INSS, existe a possibilidade de crise no sistema previdenciário público — fator que estimula as pessoas a buscarem novas alternativas para garantir um futuro mais tranquilo. A previdência privada é uma opção de complemento da aposentadoria, sucessão patrimonial ou, ainda, diversificação de investimentos.

Para entender melhor a importância de uma previdência privada, vamos abordar alguns fatos que trazem indicações de que não há mais previdência pública para contar nos próximos anos. São eles:

  • a estimativa é que a população de idosos triplique até 2050. Isso quer dizer que uma parcela cada vez menor de brasileiros ativos contribuirá para pagar os benefícios de um número cada vez maior de inativos;

  • a reforma da previdência distancia, cada vez mais, os brasileiros do sonho da aposentadoria. Isso porque houve um aumento na idade mínima e no tempo de contribuição, além da desvinculação do benefício para fins de reajustes e do aumento da rigidez na comprovação de requisitos;

  • algumas mudanças na relação de trabalho, como a terceirização, contribuem para derrubar mais as receitas previdenciárias;

  • com todas essas dificuldades criadas pelo Governo para obtenção da aposentadoria, a população economicamente ativa tende a se afastar das contribuições, o que aumenta a crise arrecadatória no setor.

Agora que você está por dentro dessas variáveis, fica mais fácil entender por que é vantajoso investir em uma previdência privada, não é mesmo?

Afinal, o que é a previdência privada?

Investir em previdência privada é uma forma de poupar para complementar a aposentadoria ou para atingir objetivos em longo prazo.

Existem dois tipos de planos para esse tipo de previdência: os fechados (que são oferecidos por uma empresa a seus funcionários por meio de uma fundação) e os abertos (quando ficam disponíveis para qualquer pessoa por meio de uma corretora).

Os fundos de previdência têm de ser oferecidos por seguradoras. Elas se comprometem a dar ao contratante a opção de optar por uma renda por toda a vida ou sacar o dinheiro aos poucos no fim de determinado período.

Como funciona essa previdência?

Para entender quanto é preciso guardar por mês para acumular um valor que garanta a renda desejada por determinado número de anos, as seguradoras oferecem aos seus clientes os planos de previdências.

Para definir a mensalidade, são realizadas simulações que se baseiam em estatísticas sobre a expectativa de vida dos brasileiros divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as chamadas tábuas atuariais e, ainda, as projeções de taxas de juros para os próximos 10, 20 ou 30 anos.

Essas simulações ajudam o interessado na previdência privada a ter uma ideia de quanto seria preciso guardar para a aposentadoria e de quanto tempo ele precisaria para atingir o valor. O contribuinte pode pagar as mensalidades por meio do cadastro do débito automático no banco ou pelos boletos emitidos pelas seguradoras.

Tipos de previdência privada: PGBL e VGBL

Existem dois tipos de fundos de previdência: o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL), que permite ao investidor descontar as aplicações na declaração anual completa do Imposto de Renda, e o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL), que é indicado para quem não é assalariado ou faz a declaração simples do Imposto de Renda, já que ele não permite esse desconto.

Quais são as razões para investir em uma previdência privada?

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma previdência privada, vamos nos aprofundar nas razões pelas quais você deve investir em uma. Confira!

1. Garantia de qualidade de vida na terceira idade

É melhor não contar com os benefícios da previdência social na terceira idade, já que eles não chegam nem próximo dos valores dos seus rendimentos atuais e, na melhor das hipóteses, o INSS vai cobrir apenas uma parcela dos seus gastos.

É provável que, com o avanço da idade, algumas despesas adicionais, como gastos com remédios, tornem-se prioridade. Porém, é nesse momento que o orçamento tende a estar mais apertado e contar com uma renda extra é de extrema importância.

2. Abatimento de investimentos na declaração do Imposto de Renda

Como dito, se você optar pelo PGBL, poderá abater o valor dos seus aportes anuais no Imposto de Renda, declarando, no ajuste anual, até o limite de 12% da renda bruta que recebeu no ano.

Vale a pena destacar que a previdência privada é o único investimento que oferece essa vantagem.

3. Proteção da família em casos de fatalidades

Como o investimento na previdência privada não entra no inventário, a liberação dos seus recursos a herdeiros costuma ser rápida e sem burocracias de processo judicial, o que pode ser bastante útil para casos de fatalidades, em que a família precise cobrir gastos com hospitais e dívidas, por exemplo.

4. Possibilidade de reservar dinheiro com disciplina

Se você tem dificuldade em juntar dinheiro, investir em uma previdência privada pode ser uma alternativa interessante. Ela deve ser gerenciada como se fosse uma despesa mensal, de modo que será possível fazer contribuições de forma regular.

Na previdência privada, o seu capital fica alocado sob a tutela de um gestor. Ele vai reinvestir os seus gastos e, por isso, é ideal que você mantenha esse investimento pelo prazo determinado previamente.

5. Diversificação dos investimentos

É importante apostar em diversas formas de investimentos para diluir os riscos de cada um. Então, com a previdência privada, é possível manter a sua poupança, mas, ao mesmo tempo, partir para outros objetivos.

Por exemplo, a poupança é como uma reserva de emergência enquanto a previdência privada seria uma aplicação de confiança com o intuito de proteger o seu futuro e o de sua família.

6. Recursos investidos por especialistas no mercado

Aplicar em um fundo de previdência é uma ótima opção para quem não domina o mundo dos investimentos, mas também não quer deixar de investir. Isso acontece porque os seus recursos serão administrados por profissionais de confiança e qualificados no mercado financeiro.

Razões não faltam para investir em uma previdência privada. Com o atual contexto sócio-econômico do país, esse investimento ganha cada vez mais espaço entre aqueles que se preocupam com o seu futuro financeiro.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco, pois nossos especialistas estão prontos para atendê-lo. Até a próxima!

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.