Contratar seguro auto é fundamental para que você se mantenha prevenido em casos de panes, estragos, envolvimento em acidentes e demais imprevistos e situações desagradáveis que possam acontecer e que pesam no orçamento.

Contudo, para ter a proteção no momento em que mais precisa, é importante escolher um seguro auto com boas coberturas e pesquisar bastante antes de fechar contrato, evitando dores de cabeça ou ser deixado na mão.

Você sabe o que avaliar antes de contratar um seguro auto? Separamos as seis principais perguntas que devem ser feitas ao analisar uma seguradora e um serviço de seguro para ajudá-lo nessa tarefa. Confira!

1. Quais são os tipos de coberturas?

O primeiro ponto a ser avaliado ao contratar seguro auto são as coberturas que você terá e aquelas as quais não pode contar. Essa pergunta também dependerá da seguradora que está contratando e das particularidades do pacote que será adquirido.

Existem seguros que oferecem somente as coberturas básicas, que são aquelas em casos de incêndios, roubos e furtos. Já outros mais completos podem contemplar até mesmo batidas e danos a terceiros envolvidos na situação.

Também é essencial conhecer os serviços que você não está coberto para que tenha atenção redobrada quanto a eles. Por exemplo, quando se faz um seguro, normalmente nem nos lembramos de imprevistos como enchentes, que podem acabar com o seu carro. E você só sentirá falta desse serviço quando precisar.

Sendo assim, peça uma lista de tudo aquilo que está envolvido na cobertura do serviço que está contratando, bem como os itens que podem ser adicionados e retirados do seu contrato. Assim você evita problemas, dores de cabeça e prejuízos nos momentos em que mais precisa, afinal estará ciente do que poderá solicitar.

2. Qual é o valor da franquia?

No seguro auto, a franquia é a taxa que a seguradora cobrará para consertar o seu veículo. Sendo assim, ao bater ou ter algum problema com o seu carro e que conste na cobertura do seu contrato, ao acionar o seguro, você terá que pagar uma franquia para a empresa.

Então, antes de contratar o seguro auto, verifique o valor dessa taxa e veja quais são os valores incluídos nela. Além disso, pergunte se a franquia é normal, reduzida ou ampliada.

Quando uma franquia é reduzida, o custo para acionar será menor, porém, o preço do seguro normalmente é maior. Já na normal, a taxa costuma ser menor, mas você poderá gastar mais caso precise usá-lo. Enquanto isso, a opção ampliada é aquela em que se diminui significativamente o valor do prêmio (seguro), mas o que será pago à franquia é praticamente o dobro.

O indicado e mais correto a ser feito é a comparação e simulação de valores e propostas no mesmo tipo de franquia. Assim, você poderá fazer uma análise ampla do mesmo serviço e colocar na balança qual melhor se encaixa nas suas necessidades e condições financeiras.

3. E o tipo de indenização?

Outro ponto fundamental que deve receber atenção ao contratar um seguro auto é como funcionam as indenizações. Por via de regra, o segurado que sofre com furto, roubo ou perda total do seu carro, tem direito a recebê-la.

Para isso, as seguradoras podem utilizar dois critérios: o valor do seu carro de acordo com a tabela fipe ou quantia acordado previamente em contrato. O mais recorrente é o valor da tabela, ou seja, quanto o modelo do seu veículo vale no mercado naquele momento. Porém, antes de assinar qualquer documento, confira quais dessas opções a empresa oferece.

Além disso, é importante entender quando você receberá esse valor. O pagamento das indenizações acordadas é feito em até 30 dias após a entrega da documentação e comprovantes exigidos pela seguradora. No entanto, caso ela esteja incompleta, o prazo é maior até que tudo esteja regularizado para liberação do valor. Então, sempre mantenha todos os papéis relacionados ao seguro organizados e em dia.

4. O seguro cobre causas naturais?

Ainda falando sobre coberturas, ao contratar seguro auto, verifique se o seu pacote ou serviço contratado cobre desastres naturais, como incêndios, queda de árvores no carro, enchentes e outros. Esse último, por exemplo, é um item que pode ser adicionado no seu contrato. Sendo assim, após colocar os serviços que julgar essenciais, não se esqueça de conferir o valor total do seguro que deverá pagar.

5. Qual é o tipo de assistência?

O carro não avisa quando nos deixará na mão, não é mesmo? E nem podemos prever quando situações desagradáveis, como colisões, acontecerão. Sendo assim, a assistência 24 horas é um dos benefícios dos seguros auto, que o ajudarão com:

  • troca de pneus;
  • chaveiro;
  • guincho;
  • pane elétrica, seca ou elétrica, dentre outros serviços.

Muitas vezes contratamos seguro auto sem conhecer as assistências que temos direito e, com isso, às vezes, passamos aperto sem necessidade. Então, esteja ciente daquilo que poderá usufruir.

6. Quais as opções para quem trabalha com o carro?

Ao contratar seguro auto é preciso informar se o seu veículo é uma ferramenta de trabalho. Se sim, vale levar em consideração a escolha de uma cobertura de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e a de Lucros cessantes.

Um serviço APP é aquele que cobre o ressarcimento de danos pessoais, materiais e morais aos passageiros do seu carro no momento de trabalho. Já os lucros cessantes é uma cobertura que reembolsa valores em casos de sinistros que levem o seu veículo para a oficina.

Além de fazer esses questionamentos antes de assinar qualquer tipo de contrato, é fundamental contar com uma corretora de seguros de confiança, séria e sólida no mercado. Dessa maneira, você evita cair em roubadas ou pagar mais do que pode.

Então, antes de conhecer todas as suas coberturas e direitos, faça uma boa pesquisa e peça a opinião de amigos e familiares. Contratar seguro auto tem sido uma prática essencial antes mesmo de tirar o seu carro da loja. Afinal, são inúmeras situações que estamos expostos no dia a dia. Sendo assim, evite prejuízos e proteja o seu bem.

Precisando de um seguro auto? Entre em contato conosco para conhecer as melhores opções e seguradoras do mercado!

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