São 19h e você precisa pagar um boleto urgente. Porém, a agência mais próxima não está localizada em uma área exatamente segura para transações bancárias a essa hora da noite. Bem, esse é o tipo de problema que uma conta em um banco digital pode solucionar. Neste post, vamos conhecer mais sobre essas instituições.

Os bancos digitais são organizações financeiras que não operam com agências físicas. Oferecem serviços dos bancos tradicionais, como cartões e pagamento de contas, por meio de páginas na internet e aplicativos.

Essas instituições virtuais são exemplos de fintechs, outro termo bastante utilizado na mídia ultimamente. As fintechs são empresas de tecnologia financeira e algumas delas, como a brasileira Nubank, já alcançaram o primeiro bilhão em valor de mercado. Mas quais são as vantagens desse tipo de serviço virtual? Confira!

Acesso remoto

Chega de correr até a agência. Com uma conta em um banco digital, o cliente pode acessá-la de qualquer lugar. Bancos tradicionais também oferecem acesso pela internet, mas muitas operações ainda são delegadas às agências, como a obtenção de chaves de acesso e solicitações nos chamados Serviços Essenciais.

Com uma conexão razoável à internet você se livra das intermináveis filas e das senhas que nunca são chamadas, além de não mais precisar sacrificar seu horário de almoço em favor de uma visita entediante ao banco.

Menores custos

Os bancos digitais só conseguiram se estabelecer como alternativa séria ao modelo convencional devido às menores taxas e custos de operação.

Como não há valor gasto em imóveis para agências, impressão excessiva de documentação e valores elevados de energia elétrica para manter unidades físicas, os custos operacionais diminuem significativamente.

Assim, como as operações são administradas com um número bem inferior de gastos, o cliente também se beneficia ao não sofrer com repasses de custos. Portanto, menos tarifas e taxas para operações financeiras.

Bancos digitais despertaram o interesse dos consumidores nos últimos anos justamente como uma alternativa mais prática. Eles surgiram com a proposta de rivalizar com as tarifas salgadas cobradas pelas instituições convencionais.

Atendimento estendido

Bancos convencionais só funcionam até as 16h, automatizando as operações após esse horário. É importante lembrar também que esse limite significa um horário reduzido para consultorias especializadas.

Os bancos digitais contornam o problema por meio de serviços de chat em horários estendidos e assistentes virtuais.

Segurança

Fintechs são regulamentadas diretamente pelo Banco Central, para garantir a segurança dos clientes e evitar vazamentos e outros tipos de problemas que ocorrem com outros serviços on-line.

Além disso, pela própria vocação tecnológica, essas empresas investem pesado em inovação para eliminar os problemas e garantir a credibilidade com os consumidores e o próprio mercado. A tendência para a segurança cibernética é melhorar ainda mais.

Mesmo que os bancos tradicionais e as fintechs estejam sujeitas à fiscalização do Banco Central, o nível de exigência direcionado aos bancos é bem maior do que às companhias de tecnologia financeira.

É importante, portanto, pesquisar sobre as diferenças nas regras entre os dois tipos de serviço antes de se decidir, mesmo com todas as vantagens oferecidas por um sistema puramente digital.

Como a legislação é mais amigável em relação ao banco digital, essa instituição apresenta custos regulatórios menores. Como foi possível perceber neste post, essa despesa operacional menor permite às empresas digitais oferecer produtos mais baratos.

Gostou das dicas e quer se inteirar mais sobre finanças? Então, leia agora mesmo nosso artigo sobre como gastar menos!

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.