Os seguros para empresas, muitas vezes, passam despercebidos pelos empresários que não entendem a importância de contar e contratar esse serviço. Afinal, imprevistos podem acontecer a qualquer momento e em todo tipo de negócio, não é mesmo?

No entanto, para evitar perdas importantes, o seguro para empresas é fundamental para se recuperar de possíveis danos, sendo desde pequenos ajustes que se fazem necessários até acidentes ou problemas mais graves.

Como é um serviço que pode envolver variáveis em sua cobertura, preparamos este artigo para que você possa tirar as principais dúvidas sobre o assunto e entender mais sobre o seguro para empresas. Confira!

Como funcionam os seguros para empresas?

O seguro empresarial é um serviço que cobre multirriscos, sendo diferentes coberturas em somente uma apólice. Elas indenizam o proprietário em casos de roubos, incêndios, panes elétricas, explosões e, dependendo da modalidade e seguradora contratada, situações como crimes e vandalismos. No mais, algumas causas naturais como raios e outros imprevistos e acidentes que possam acontecer.

Toda empresa tem a sua atenção voltada na melhoria e qualidade dos processos, bem como a qualidade de seus produtos ou serviços. Com isso, alguns riscos ou acidentes podem passar despercebidos, porém, podem gerar um grande prejuízo financeiro que inviabiliza os investimentos em melhorias, correto funcionamento do fluxo de caixa e por aí vai.

Além disso, os seguros para empresas auxiliam também no cumprimento de algumas responsabilidades civis, como o pagamento de indenizações de causas de trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho, de bens ou até mesmo de veículos que estejam em guarda do empregador.

Portanto, resguardar o patrimônio da sua empresa também deve estar dentro da sua estratégia, não só para a proteção do seu negócio, mas também para resguardar os funcionários envolvidos nas atividades da organização.

Então, de modo algum, veja o seguro para empresas como um gasto, mas, sim, como um investimento em resguardo e proteção daquilo que você batalhou para construir.

Qual o melhor momento para contratar?

Não importa o segmento das suas atividades ou porte da sua empresa, todo negócio está exposto a riscos desde o momento da sua abertura. O que muda é somente o tipo de cobertura, pois um comércio tem particularidades diferentes de uma cafeteria, por exemplo. Sendo assim, quanto antes você procurar por uma boa seguradora para ajudá-lo na proteção do seu negócio, melhor.

O que os seguros para empresas cobrem e não cobrem?

Para que você decida sobre a seguradora que disponibilizam os seguros para empresa é preciso avaliar o que está incluso no serviço e aquilo que não está, sendo que esse último é tão importante quanto o primeiro. Ou seja, é fundamental conhecer a cobertura do seguro.

Dessa maneira, você pode evitar problemas futuros com questões que não estão inclusas no contrato e também não terá problemas em não usufruir daquilo que está pagando. Então, vamos lá.

Primeiramente, é importante dizer que alguns adicionais e particularidades dependem da seguradora que você contratou. Já as coberturas básicas e comuns de todas as empresas incluem:

  • incêndio;
  • fumaça;
  • explosão.

Já os serviços adicionais que podem estar incluídos ou não dependendo do pacote que você escolheu ou negociação com a seguradora são:

  • danos morais;
  • danos elétricos;
  • responsabilidades civis do empregador;
  • subtração de mercadorias e bens;
  • subtração de valores;
  • desmoronamento;
  • contaminação e deterioração de materiais em caso de ambientes de frigoríficos;
  • despesas fixas;
  • equipamentos;
  • móveis;
  • empilhadeiras;
  • equipamentos estacionários;
  • despesas com mudança de instalação;
  • equipamentos eletrônicos;
  • equipamentos cinematográficos.

Além disso, dependendo do serviço contratado, você poderá contar com coberturas de assistenciais que o ajudam no dia a dia na sua empresa, como eletricista, encanador, chaveiro e outros.

O que levar em consideração antes da escolha do seguro para empresas?

Como pôde perceber, existem muitos fatores que dependem da seguradora que está contratando para proteger o seu negócio. Porém, além disso, também é fundamental avaliar os custos que terá, evitando pagar mais do que pode. Então, para que não venha a ter problemas, confira os dois principais pontos que deverão ser avaliados ao estudar os melhores seguros para empresas.

Seguradora

Antes de tudo, é preciso fazer uma boa pesquisa sobre as seguradoras disponíveis no mercado. Uma dica valiosa e que o livrará de muitas dores de cabeça é evitar empresas desconhecidas no mercado.

Prefira aquelas sólidas e com boa reputação, assim você evita até mesmo cair em golpes. Para isso, faça uma completa busca pela internet, peça a opinião de outros empresários, confira se os sites de reclamações têm informações sobre a empresa e, por fim, entre em contato com a seguradora, de modo que avalie o atendimento.

Alguns diferenciais importantes também devem ser levados em consideração, como os serviços adicionais que citamos.

Cotação

Depois de selecionada a seguradora para cobrir o seu seguro empresarial, veja todos os custos envolvidos no serviço e operação em si. No entanto, é preciso avaliar não só o preço, mas também o custo-benefício daquilo que está contratando.

Porém, é preciso estudar essa questão, pois nem sempre o mais caro é o melhor, mas seguros baratos demais e abaixo do preço praticado pelo mercado podem deixá-lo na mão quando mais precisar. Portanto, consulte o valor da indenização, que é definida no momento da contratação, todos os serviços inclusos, e o que você pode retirar para diminuir um pouco o valor do serviço.

Quais são os seguros obrigatórios?

Dependendo do setor e atividades da sua empresa, existem alguns seguros que são obrigatórios determinados por lei ou acordo com o seu sindicato. No entanto, é preciso procurar as informações sobre quais são essas coberturas, pois não há um padrão ou lista específica para cada empresa ou segmento. Sendo assim, antes de contratar qualquer serviço, verifique esse ponto.

Qual é a importância de contar com uma boa seguradora?

Já dissemos por aqui, que um dos passos a serem seguidos na contratação dos seguros para empresas é a pesquisa. É fundamental contar com uma seguradora de confiança, séria e sólida no mercado. Afinal, inúmeros problemas podem ser evitados quando se conta com um seguro que está disposto a ajudá-lo e a proteger o seu patrimônio.

Os seguros para empresas são investimentos em segurança e proteção do seu negócio e não um gasto. Além de evitar prejuízos com imprevistos que podem acontecer a qualquer momento, poderá contar com assistências sempre que precisar. Então, não deixe o seu negócio desprotegido.

Precisando de ajuda para encontrar uma boa seguradora? Então, entre em contato conosco que lhe daremos as melhores e mais seguras opções!

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.