Na hora de investir na proteção de um veículo, é comum surgirem dúvidas quanto ao que mais vale a pena. Muitas pessoas questionam, por exemplo, quais são as diferenças entre o seguro auto e proteção veicular e qual seria a melhor opção.
É importante entender bem essas diferenças para que seja feita a melhor escolha. Assim, um serviço que tem a intenção de trazer tranquilidade para quem o contrata não se torna uma dor de cabeça mais tarde.
No artigo de hoje, vamos trazer informações para resolver suas dúvidas e ajudá-lo a entender melhor o funcionamento do seguro auto e da proteção veicular. Confira!
O que é seguro auto?
O seguro auto é comercializado por seguradoras vinculadas à Susep. Ao contratá-lo, o usuário se torna um cliente e a empresa passa a assumir todos os riscos envolvidos nas coberturas escolhidas.
Isso significa que, caso ocorra algum sinistro, o segurado tem a obrigação de arcar apenas com o valor da franquia, que é estipulado em apólice.
O que é a proteção veicular?
Já a proteção veicular é comercializada por associações que vendem coberturas para carros. Quem se associa, passa a compartilhar todos os riscos do grupo.
Nessa modalidade, é pago um valor mensal para obter as coberturas contratadas. Caso ocorra algum sinistro, o dinheiro que vai cobrir os gastos sairá de um fundo conjunto. Se não houver o valor suficiente para arcar com as despesas, todos que fazem parte do grupo devem assumir os custos.
Você conhece as diferenças entre seguro auto e proteção veicular?
As diferenças entre as modalidades são muitas e vão desde o serviço até as garantias oferecidas. Apesar de a proteção veicular ter um preço mais acessível, ela apresenta maiores riscos e menos vantagens para o contratante.
Além disso, é uma cooperativa de pessoas, enquanto o seguro auto é oferecido por seguradoras de veículos, as quais são regulamentadas e fiscalizadas, cumprindo uma série de obrigações legais.
Confira outras diferenças em relação a esses dois produtos!
Adesão
Para que ocorra a adesão do seguro auto, é necessário solicitar uma cotação e submeter o veículo a uma inspeção. Feito esse processo, haverá uma avaliação realizada pela seguradora para que a liberação aconteça. A apólice só começa a vigorar depois que o pagamento da primeira parcela é efetuado.
Para adquirir uma proteção veicular, também é exigida uma inspeção no veículo, além do pagamento da taxa de adesão. Assim que o contrato é assinado, a proteção já começa a valer.
Apólice
A apólice é o documento onde estão descritas todas as responsabilidades e deveres do segurado e da seguradora. É ela que transfere todos os riscos para a empresa, que tem a responsabilidade de arcar com eles.
A proteção veicular não possui apólice. Todos os riscos são divididos entre a cooperativa de pessoas, por meio de um contrato. Assim, todos os associados possuem uma responsabilidade conjunta sobre cada veículo.
Custo mensal
O valor do seguro auto será definido após a análise do perfil do motorista, modelo do veículo e outros fatores. Esse preço pode ser dividido em parcelas fixas que serão pagas a cada mês ou em uma cota única.
Na proteção veicular, o preço que será cobrado refere-se à taxa de administração e à divisão dos valores correspondentes ao mês anterior para o pagamento de sinistros.
Regulamentação
Além dos seguros auto serem regulamentados pela Susep e seguirem a legislação vigente, eles também estão sob supervisão do Ministério da Fazenda, o que significa que passam por fiscalizações constantemente.
Por se tratar de uma cooperativa, a proteção veicular não precisa seguir nenhuma legislação específica. Portanto, é de responsabilidade dos associados determinar as regras que serão seguidas e fiscalizá-las.
Coberturas
As coberturas comercializadas para seguros auto são basicamente as mesmas na maioria das seguradoras. Elas abrangem roubos, furtos, colisões, incêndios e danos a terceiros. Outras coberturas também podem ser disponibilizadas — elas serão ofertadas como adicionais, podendo variar bastante.
A proteção veicular possui as mesmas coberturas básicas que o seguro auto oferece. Porém, geralmente, não contam com as adicionais.
Quais são as vantagens do seguro auto em relação à proteção veicular?
Agora que você já conhece as principais diferenças entre esses dois tipos de produtos, vamos explicar quais são as vantagens do seguro auto em relação à proteção veicular. Com certeza, elas farão você repensar na hora de contratar um produto para o seu carro.
Riscos
Todos os riscos são transferidos para a seguradora por meio do seguro auto. Caso algo aconteça com o veículo, é a empresa prestadora de serviço que se responsabiliza por assumir os danos e repará-los ou, ainda, reembolsar o segurado.
Indenização
Caso sofra um sinistro, o segurado será indenizado com o valor que está previsto em apólice. Essa indenização ocorre dentro de um prazo máximo legal estipulado.
Na proteção veicular, não há limite de tempo para que esse pagamento ocorra, já que ele depende do número de pessoas vinculadas à cooperativa e também do valor disponível em caixa.
Valor do seguro
No seguro auto, o valor a ser pago poderá sofrer alterações conforme o tipo de proteção necessária: quando o prejuízo ultrapassa 75% do valor do carro, o segurado terá a obrigação de pagar o valor da franquia. Por outro lado, sendo caso de roubo ou perda total, não haverá cobrança de franquia.
Já na proteção veicular, a cobrança de uma taxa de adesão torna, muitas vezes, o valor muito mais caro quando comparado ao de um seguro auto.
Como contratar um seguro auto?
Viu como é mais vantajoso contratar um seguro auto para o seu veículo? Agora que você já sabe mais sobre o assunto, lembre-se de analisar com cuidado na hora de escolher algum tipo de proteção.
Se você optar por essa modalidade, estará amparado por um órgão que fiscaliza a seguradora. Já com a proteção veicular, os riscos podem ser maiores, já que as decisões são de responsabilidade da cooperativa.
Lembre-se da importância de contratar uma corretora de seguros de qualidade e com boa reputação no mercado na hora de proteger o seu veículo. Assim, você evita qualquer problema quando mais precisar contar com a seguradora.
E então, entendeu as diferenças entre seguro auto e proteção veicular? Se você deseja contratar um seguro para o seu veículo, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas coberturas e possibilidades. Até a próxima!