Aluguel, água, luz, supermercado: essas são apenas algumas das despesas básicas de uma família. Para garantir o bem-estar e o futuro de todos, é preciso manter esses gastos sob controle. Por isso, é fundamental se preocupar com a organização financeira familiar.

Com um bom planejamento é possível assegurar que todas as contas serão pagas e ainda realizar os sonhos de toda a família. Pensando nisso, explicamos, neste post, tudo o que você precisa saber para organizar as finanças da casa de forma adequada. Acompanhe!

Quando devo me preocupar com a organização financeira familiar?

Essa preocupação deve começar o quanto antes, a partir do momento em que o casal decide morar junto. Dessa forma, é possível ter controle das despesas e segurança em situações de necessidade. Viver sem planejar os gastos significa assumir um enorme risco, colocando em xeque a felicidade da família.

Usar o dinheiro com inteligência ajuda a tomar decisões sem contrair dívidas desnecessárias. Criar um animal de estimação, ter mais um filho ou comprar um apartamento próprio são desejos comuns de muitas famílias, mas que envolvem um alto investimento. Com um bom plano, tudo se torna possível, por mais difícil que pareça.

Como envolver a família no planejamento financeiro?

Diferentemente do planejamento pessoal, no qual você toma as decisões sozinho, a organização financeira familiar requer a participação de todos os envolvidos. Veja, a seguir, algumas dicas para organizar os gastos da casa em conjunto.

Estabeleça metas

Faça uma reunião em família para compartilhar sonhos e estabelecer metas financeiras. Você quer trocar de carro? Seu filho quer ir à Disney? A casa precisa de uma reforma? Defina um prazo para colocar tudo em prática, respeitando, é claro, a realidade financeira da casa.

Isso fará com que todos se sintam motivados a participar, já que economizar apenas para acumular dinheiro não é muito animador. Com objetivos fixos, o comprometimento e a disciplina de cada um serão muito maiores.

Tome cuidado com apertos excessivos, pois ser muito rígido pode gerar desmotivação. Por outro lado, ser flexível demais impede que o plano funcione como deveria.

Anote os gastos e corte supérfluos

Conhecer a real situação do orçamento é essencial. Anote todos os gastos em um caderno, em uma planilha ou aplicativo para ter uma visão ampla das despesas da família. Certamente você vai se surpreender com o impacto que algumas compras, aparentemente inofensivas, causam nas contas da casa.

Assim será mais fácil identificar quais despesas podem ser cortadas ou reduzidas. Em vez de o seu filho se alimentar na cantina da escola, por exemplo, ele pode levar lanches preparados em casa. Ao colocar na ponta do lápis, você verá que o novo hábito é muito mais econômico.

Eduque seus filhos financeiramente

A educação financeira dos filhos é fundamental para o planejamento familiar. Desde cedo eles devem conhecer o valor do trabalho, aprender a poupar e nunca gastar mais do que têm.

Um bom método é criar uma mesada atrelada ao bom comportamento, desempenho na escola e contribuição nas tarefas domésticas. Com isso, as crianças se acostumam com a ideia de conquistar o próprio dinheiro e usá-lo a favor dos seus sonhos.

Assim, além de ganhar aliados nas contas domésticas, você cria adultos responsáveis, que dificilmente terão problemas financeiros no futuro.

Faça uma reserva financeira

Por mais que a sua família esteja comprometida com o plano traçado, a vida está sujeita a imprevistos. Por isso, 100% dos educadores financeiros recomendam a criação de uma reserva de emergência.

A maioria dos especialistas estipula que o montante deve suprir 6 meses dos seus gastos básicos. Se você ganha 4 mil reais e tem 2,5 mil em despesas fixas, considere o último valor. Logo, nesse caso:

2,5 x 6 = 15 mil reais.

É muito importante ter disciplina e usar esse recurso apenas quando houver real necessidade, como um período de desemprego ou alguma doença inesperada.

Agora que você já conhece a importância da organização financeira familiar, que tal colocar o que aprendeu em prática? Se você ainda não iniciou seu planejamento, nunca é tarde para começar. Temos certeza de que você verá os benefícios rapidamente!

Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail as melhores dicas sobre finanças pessoais!

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.