Quem trabalha com construção civil ou já contratou esse tipo de serviço sabe: locais em obra são altamente arriscados. Podem ocorrer danos estruturais, quebras de equipamentos ou até acidentes naturais, que causam enormes prejuízos a todos os envolvidos. No entanto, há um jeito efetivo de se proteger contra esses problemas: o seguro de riscos de engenharia.

Dada a grande quantidade de imprevistos que podem ocorrer durante uma obra, esse investimento é essencial para proteger o patrimônio do contratante. Para entender como funcionam as coberturas, é só acompanhar o post!

O que é o seguro de riscos de engenharia?

Esse seguro foi criado para cobrir danos causados em obras civis em construção, instalações de equipamentos e materiais utilizados no processo, garantindo o pagamento de indenização caso ocorra algum prejuízo. Pode ser contratado por pessoas físicas e jurídicas envolvidas em algum serviço de construção civil, como proprietários de imóveis e empreiteiros.

Como funciona o seguro?

As apólices costumam ser do tipo all risks, ou seja, todos os riscos que não são explicitamente excluídos do contrato são automaticamente cobertos. Entre as coberturas básicas mais comuns, podemos citar:

  • incêndio e explosão;

  • acidentes naturais (vendaval, destelhamento, alagamento etc.);

  • erros gerados por uso de material defeituoso ou inadequado;

  • desmoronamento de estruturas (exceto os causados por erros no projeto);

  • roubo ou furto qualificado.

O seguro de riscos de engenharia foi criado para proteger propriedades, não pessoas. No entanto, com a contratação de coberturas adicionais, é possível incluir outras indenizações, como:

  • ferimentos em acidentes;
  • falhas por responsabilidade civil;
  • erros de projeto;
  • danos após a conclusão da obra;
  • despesas extraordinárias (como contratação de mão de obra para serviços noturnos ou em fins de semana);
  • desentulho do local;
  • prejuízos causados durante o transporte de materiais.

Todos os envolvidos na construção são considerados segurados, o que inclui o proprietário, o empreiteiro e os subempreiteiros. Dessa forma, não existe qualquer diferenciação de direitos ou possibilidade de recurso judicial.

Quais são os tipos de seguro de riscos de engenharia existentes?

Há cinco tipos de seguro de riscos de engenharia no mercado. Veja a seguir quais são e como funcionam.

Obras civis em construção (OCC)

Cobertura indicada quando mais de 75% da obra consiste em levantamento de estruturas com areia, cimento, concreto e instalações básicas de hidráulica e eletricidade. Montagens de equipamentos também são incluídas, desde que os danos não ultrapassem 25% do valor do empreendimento.

Instalação e montagem (IM)

Caso o foco da obra seja a instalação e a montagem de equipamentos, é possível fazer um seguro específico para isso. Nesse caso, as prioridades em relação às OCCs são invertidas: os equipamentos devem representar 75% do valor da construção, enquanto os danos de obras civis não podem ultrapassar 25%.

Obras civis em construção + instalação e montagem (OCC/IM)

Se houver necessidade de uma cobertura mais completa, o melhor a fazer é contratar uma apólice híbrida, que envolva de forma integral tanto os danos de construção civil quanto os de instalação e montagem. O valor pago é mais alto, mas a segurança é muito maior.

Quebra de máquinas (QM)

É comum que as ferramentas usadas pelos profissionais durante a obra sejam danificadas por falha humana ou outros motivos associados à execução do trabalho. Devido a esse risco e ao alto valor financeiro dos equipamentos, a contratação do seguro contra quebra de máquinas é fundamental para proteger o bolso do empreiteiro.

Equipamentos eletrônicos (EE)

O uso de tecnologia tem sido cada vez mais comum e necessário na engenharia. Por isso, foi criado também o seguro para equipamentos eletrônicos. A modalidade cobre eventuais danos causados tanto no software quanto no hardware dessas ferramentas.

Como e por que contratar esse tipo de seguro?

São vários os motivos para contar com um seguro de riscos de engenharia. Se você estiver construindo sua casa ou pretende contratar alguém para fazer isso, proteger o seu patrimônio é fundamental. Afinal, eventuais danos podem elevar ainda mais o custo da obra, que já é bem alto.

Se você tem uma empresa de engenharia civil, precisa contratar um seguro para todas as suas obras. Os empreiteiros, geralmente, procuram esse serviço para proteger seu investimento em uma propriedade em construção. A apólice será útil, por exemplo, se as estruturas ou materiais forem danificados antes de o pagamento ser feito pelo proprietário.

A forma de contratação é simples: basta procurar uma corretora de confiança e fazer cotações de seguradores com auxílio especializado.

O que é preciso para fazer a contratação?

Pelo fato de esse tipo de seguro envolver análise de riscos bastante complexa, a seguradora normalmente pede uma inspeção de profissionais na construção do empreendimento, além de analisar a reputação da empresa de engenharia. Também são solicitados alguns documentos e projeções, entre eles:

  • custo total do projeto (estimativa);

  • plantas, cortes, projetos, esboços e especificações, para avaliação da cobertura ideal;

  • local da obra;

  • fases da construção e suas respectivas datas de conclusão;

  • tempo total da obra (estimativa).

Como escolher um bom seguro de riscos de engenharia?

Existem alguns cuidados fundamentais que devem ser tomados na hora de contratar um seguro desse tipo. Vamos a eles.

Obtenha várias cotações

Toda compra de grande porte deve ser planejada cuidadosamente — e com o seguro para obras não é diferente. Nunca aceite a primeira oferta que aparecer na sua frente. O ideal é comparar pelo menos três apólices de seguradoras distintas antes de tomar a decisão, para tirar uma média dos valores envolvidos.

Escolha uma boa corretora

É essencial contar com uma boa corretora de seguros na hora de contratar o serviço. Com expertise no assunto, a empresa vai saber identificar as melhores coberturas de acordo com a sua necessidade, sempre buscando o melhor custo-benefício.

Uma corretora de confiança certamente trará opções de seguradoras com ótima saúde financeira e amplo reconhecimento no mercado. Assim, diminuem os riscos de você precisar da indenização e não ser pago pela empresa.

Leia atentamente a apólice

Depois de consultar o corretor e decidir qual seguradora pretende contratar, leia atentamente a apólice antes de fechar o negócio. Só assim você terá total certeza de quais são as suas coberturas e de como deve proceder caso precise sacar a indenização.

Agora, que você já sabe tudo sobre o seguro de riscos de engenharia, está pronto para fazer uma contratação adequada quando precisar. Considere sempre os altos riscos e tenha foco nos principais pontos de atenção da sua construção. Assim, será possível diminuir os danos e reduzir ao máximo os custos do projeto!

Gostou do artigo? Se quiser saber mais sobre seguros para obras, entre em contato conosco! Será um prazer tirar todas as suas dúvidas sobre o tema!

Share This

Compartilhe com seus Amigos!

Ajude algum amigo com esse conteúdo ;)

Abrir bate-papo
1
Olá!
Como posso ajudar?
Você aceita receber informações de Schneid Seguros.