Depois de uma semana intensa de trabalho, nada mais justo que reunir os amigos e sair para dançar, beber ou comer alguma coisa. O problema é que, hoje em dia, tudo é muito caro, e alguns programas podem acabar pesando no orçamento. A questão é: como encontrar opções de lazer com pouco dinheiro?
Em um primeiro momento, pode parecer difícil, mas, com criatividade, é possível encontrar formas de se divertir gastando quase nada. Deixar de sair não é uma opção, afinal, todos precisamos ter vida social para relaxar e recarregar as baterias. Basta se planejar para não passar sufoco e ainda conseguir guardar dinheiro para planos maiores, como comprar um carro ou fazer uma viagem.
Pensando nisso, reunimos, neste post, algumas dicas para ajudar você a equilibrar os gastos sem deixar o lazer de lado. Ficou interessado? Confira a seguir!
Procure eventos gratuitos ou mais baratos
Frequentar locais com entrada free é uma ótima forma de se divertir gastando pouco. Os melhores exemplos são os eventos de rua, que costumam oferecer diversas atividades, como apresentações de bandas, grupos de teatro e opções de alimentação com preços bem em conta. O horário dessas festas costuma ser extenso, tornando-as acessíveis para a maior parte das pessoas.
Em Pelotas, diversos eventos acontecem ao longo do ano. Um ótimo exemplo é o Sofá na Rua, que conta com food trucks, grupos de poesia, música, correio do amor e outras atrações que o tornam ideal para jovens se divertirem nas noites da cidade.
Outra boa dica é o Piquenique Cultural, que acontece desde 2010, em diversas praças pelotenses. Normalmente realizado aos domingos, o evento tornou-se um verdadeiro centro de integração entre todos os tipos de arte, reunindo opções de alimentação, shows musicais, bancas de artesanato e atividades para crianças, entre outras.
Faça passeios ao ar livre
Locais abertos, como parques, praças e praias, são excelentes para reunir os amigos para praticar esportes, jogar conversa fora ou fazer uma caminhada. Nesses passeios, é comum que a entrada seja gratuita ou que haja cobrança de um valor simbólico para ingresso. Uma boa dica é fazer piqueniques ou levar petiscos e bebidas de casa, o que deixa a atividade ainda mais barata.
Um bom exemplo em Pelotas é a Lagoa dos Patos, ou Praia do Laranjal. Apesar de ser imprópria para banho, proporciona uma bela passagem, sobretudo nos finais de tarde. Ótima opção para relaxar e curtir a natureza sem gastar muito.
Também não poderíamos deixar de citar a Rota Pelotas Colonial. São 15 opções de atividades ao ar livre, como campings, cachoeiras, chácaras e pousadas. O melhor de tudo é que muitas delas oferecem ótimos preços. No camping Belfiore, por exemplo, é possível passar o dia pelo valor simbólico de R$ 8. Para acampar, cada aventureiro desembolsa apenas R$ 16.
Evite consumir dentro da balada
Casas noturnas costumam inflar o preço dos ingressos e das bebidas, mas isso não impede ninguém de curtir uma boa festa sem gastar muito. Para isso, reúna os amigos na sua casa e faça um “esquenta” antes de saírem. Comprar bebidas no supermercado sai bem mais barato que consumir drinques a noite toda. Alimentar-se com antecedência também é essencial para fugir de lanches caríssimos.
Outra boa estratégia é reunir todos os amigos em um único carro para ir e voltar da balada. Com isso, é possível dividir a gasolina e o estacionamento, e todos economizam! Mas não esqueça: quem for dirigir não deve beber! Se todos pretenderem tomar alguns goles, o ideal é utilizar outros meios de transporte, como ônibus, táxi ou aplicativos de carona.
E aí, gostou do post? Agora que você já sabe como aproveitar boas opções de lazer com pouco dinheiro, é só colocar o que aprendeu em prática! Assim, você controla suas finanças sem deixar de se divertir. E ainda ganha a chance de juntar dinheiro para realizar seus maiores sonhos!
Quer mais dicas como as de hoje? Curta a nossa página no Facebook! Assim, você terá acesso a outros conteúdos sobre como cuidar melhor do seu dinheiro e muito mais. Esperamos você lá!